Sobre o Evento
IV Colóquio de Pedagogia Histórico-Crítica
O IVColóquio de Pedagogia Histórico-Crítica, é uma demanda dos estudantes do curso de Pedagogia do DEDC X organizados no Diretório Acadêmico, trata se de um evento de caráter formativo, configura se como um espaço privilegiado de debates político e acadêmico e socialização do conhecimento. Tem como objetivo constituir-se como espaço de diálogo entre os estudantes e pesquisadores da área, promovendo e fortalecendo o ensino e a pesquisa na graduação especialmente na formação inicial do pedagogo e outras licenciaturas, bem como distintos profissionais de ensino. Busca se ainda refletir sobre o processo formativo dos educadores frente ao esvaziamento intelectual e as poucas discussões referentes à Pedagogia Histórico-Crítica no curso de licenciatura.
O
IV Colóquio de Pedagogia Histórico-crítica traz como objetivos:
·
Divulgar o conhecimento historicamente
sistematizado e contribuir com o debate acerca da questão da produção do
conhecimento na escola, na sala de aula e nos espaços educativos não escolares;
·
Oportunizar aos acadêmicos do curso de pedagogia
do DEDC-X bem como alunos de outros cursos de licenciatura e professores da
educação básica, um espaço de aprendizagem com os pressupostos filosóficos e
epistemológicos da corrente teórica Histórico-Crítica e da Psicologia
Histórico-Cultural.
·
Favorecer o desenvolvimento de estudos e
pesquisas dos graduandos do curso de pedagogia na perspectiva da pedagogia
Histórico-Crítica bem como da Psicologia Histórico-Cultural, objetivando sua
difusão.
·
Oportunizar o diálogo da Universidade com a
Educação básica, fomentando a transposição didática, da Pedagogia
Histórico-Crítica.