Eixos Temáticos

Educação infantil e ensino fundamental.Reúne estudos teóricos, relatos de experiências  e pesquisas concluídas ou não sobre a educação infantil e ensino fundamental na perspectiva de intelectuais que reconhecem estes espaços como relevantes para se formar e educar as crianças na escola de maneira crítica e emancipatória; abrange estudos sobre o currículo, interdisciplinaridade, cotidiano escolar e tecnologias; fundamentos e metodologias de ensino, reconhecendo os aspectos sociais, culturais e históricos do sujeitos como elementos relevantes  no processo de ensino aprendizagem; concepções de infância na formação do pensamento pedagógico a partir de teóricos que discutem a Pedagogia Histórico-crítica; a interface entre sociedade, modernidade, educação e educação básica; políticas educacionais de atendimento à infância e direitos da criança no Brasil; a educação infantil em seus diferentes contextos sócio-histórico-culturais e processos educativos na educação básica. 
Formação de professores. Reúne estudos teóricos, relatos de experiências e pesquisas concluídas ou em andamento na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica.  Além disso, trabalhos nas seguintes áreas: organização do trabalho pedagógico e da didática, investigações que analisam os impactos das pedagogias do “aprender a aprender” e as tecnologias da informação e comunicação; todas que estejam relacionadas à formação do educador e na concepção da formação continuada desse profissional, pelo viés da Pedagogia Histórico-critica (PHC). Estudos que encontram-se relacionados a contribuição da Pedagogia Histórico Crítica e da psicologia Histórico-Cultural, como fundamentos teórico e metodológicos dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos no processo de emancipação humana com vistas á transformação social. 
Educação, trabalho e políticas educacionais. Reúne estudos teóricos, relatos de experiências e pesquisas concluídas ou não que investigam os processos e políticas sociais, com ênfase na atuação do Estado no âmbito das políticas públicas, particularmente das políticas educacionais e seus elementos constitutivos. De acordo com Frigotto, “o papel da educação na ideologia capitalista atual, expressado pelo conceito de empregabilidade, é produzir um “cidadão mínimo” carente de capacidades cívicas”. Nesta perspectiva, faz-se necessário discutir a relação entre educação e trabalho no contexto neoliberal e as novas configurações que envolvem as políticas públicas sociais; A escola capitalista: organização, gestão dos processos educativos,  o trabalho docente; O papel dos movimentos sociais e suas relações com a educação escolar; Perspectivas e experiências de  gestão escolar democrática e a função social do  projeto político-pedagógico no desenvolvimento da emancipação humana dos sujeitos e na transformação social; a gestão das tecnologias de informação e comunicação na escola bem como as condições do trabalho docente.

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