Submissão de Trabalhos

Notas gerais da submissão de trabalhos

Serão inscritos os trabalhos da comunidade acadêmica – graduação e pós-graduação, egressos, técnicos administrativos do Departamento de Educação-Campus X – UNEB, bem como estudantes e educadores de outras instituições de ensino. Os trabalhos inscritos serão avaliados e selecionados pela comissão científica, e posteriormente encaminhada às cartas de aceite ou recusa. Serão aceitos somente trabalhos na modalidade de comunicação oral, resumos expandidos e textos completos. Todos os autores e coautores dos trabalhos devem efetuar o pagamento da inscrição. O envio dos textos está condicionado ao pagamento da inscrição.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO
·         O título do trabalho deverá ser escrito com fonte maiúscula, em negrito e centralizado;
·         Abaixo do título deve constar o(s) nome(s) do autor(es) e, conforme o caso, do(s) coautor(es);
·        Em seguida deve ser colocado o nome do eixo temático, do curso de graduação ou do programa de pós-graduação, da instituição e da fonte de financiamento (se houver) e a sigla da instituição.
·         Resumo expandido (entre 3 e 4 mil caracteres, com espaçamento). Os resumos expandidos devem apresentar o objeto de estudo, a metodologia aplicada e resultados totais ou parciais obtidos
·         No final do parágrafo do resumo, indicar três palavras-chave;

NORMAS PARA SUBMISSÃO DO TRABALHO COMPLETO
O trabalho deve atender aos seguintes critérios: Papel tamanho A4; Margem superior e esquerda com 3,0 cm; Margem direita e inferior com 2,0 cm; Fonte: Times New Roman, tamanho 12; Espaçamento entre linhas: 1,5; Alinhamento: justificado.

Cabeçalho:
·         O título do trabalho deverá ser escrito com fonte maiúscula, em negrito e centralizado;
·         Abaixo do título deve constar o(s) nome(s) do autor(es) e, conforme o caso, do(s) coautor(es);
·         Em seguida deve ser colocado o nome do eixo temático, do curso de graduação ou do programa de pós-graduação, da instituição e da fonte de financiamento (se houver) e a sigla da instituição.

Resumo:
O resumo do texto deverá contemplar as seguintes especificações:
a) Estar em português.

b) No final do parágrafo do resumo, indicar três palavras-chave;


c) O resumo deverá ter no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas;

d) o resumo deverá contemplar as normas da ABNT;


e) utilizar fonte 12 Times New Roman, espaçamento simples, alinhamento justificado, margem direita e esquerda 3 cm, superior e inferior 2,0 cm, tamanho de página A4.

Corpo do Texto:
·         O texto completo deverá ser no mínimo 08 páginas e no máximo 10 páginas, incluindo título, resumo, notas de rodapé, quadros, tabelas e referências;
·         O texto completo deverá contemplar as normas da ABNT;
·         Os textos que não respeitarem as normas estabelecidas serão automaticamente eliminados do processo de publicação.
IMPORTANTE: o arquivo com o trabalho completo deverá ser enviado em Word, para o email : pedagogiacoloquio@gmail.com

Critérios de Seleção:
O comitê científico avaliará os trabalhos a partir dos seguintes critérios:
a) Fundamentação no referencial teórico-metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural;
b) Relevância temática do trabalho, inclusive, evidenciando pertinência a um dos eixos temáticos propostos pelo III Colóquio de Pedagogia Histórico-Crítica;
c) Consistência teórica, enfatizando os principais referenciais teóricos que orientarão a abordagem do tema;                       
d) Coerência e coesão textual, revelando domínio teórico-argumentativo.

Atenção:
·         Os trabalhos completos bem como os resumos, devem ser submetidos até dia 20 de julho. Após a submissão, os trabalhos serão encaminhados para os pareceristas (comitê científico) do evento.
·         No máximo até dia 31 de julho, estará disponível no site a lista dos trabalhos aprovados;
·         Não serão aceitos recursos referentes aos resultados da avaliação;
·         Em caso de dúvida no preenchimento das fichas de inscrição e/ou no envio dos arquivos, entre em contato, antecipadamente, pelo link fale conosco no site do evento.
·   Os textos aprovados serão publicados em CD-ROM ou outro suporte que a comissão julgar adequado.

  EIXOS TEMÁTICOS

1.      Educação infantil e ensino fundamental.
Reúne estudos teóricos e pesquisas concluídas ou não sobre a educação infantil e ensino fundamental, abrange estudos sobre o currículo, interdisciplinaridade, cotidiano escolar e tecnologias; fundamentos e metodologias de ensino, considerando os elementos sociais, culturais e históricos como espaços definidores no processo de ensino aprendizagem; concepções de infância na formação do pensamento pedagógico a partir de teóricos da área; a interface entre sociedade, modernidade, educação e educação básica; políticas educacionais de atendimento à infância e direitos da criança no Brasil; a educação infantil em seus diferentes contextos sócio-histórico-cultural e processos educativos na educação básica.
2. Formação de professores.
Reúne estudos teóricos e pesquisas com resultados parciais ou já concluídas, que investigam o campo da didática e o papel do professor nos diferentes níveis de ensino; as práticas pedagógicas bem como o uso das TICs, e implicações na construção do conhecimento; a articulação teoria e prática na didática; estudos sobre as categorias curriculares e sua relação com a organização do trabalho na escola; o campo de formação do professor e da construção do conhecimento pelo professor; a formação inicial e continuada de profissionais da educação (licenciaturas e pedagogia); suas implicações epistemológicas. Estudos que investigam a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica e da psicologia Histórico-Cultural, como fundamentos epistemológicos dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos no processo de formação humana.

3. Educação, trabalho e políticas educacionais.  
Reúne estudos teóricos e pesquisas concluídas ou não que investigam os processos e políticas sociais, com ênfase na atuação do Estado no âmbito das políticas públicas, particularmente das políticas educacionais e seus elementos constitutivos; O trabalho na sociedade capitalista e as novas configurações; a escola no capitalismo: organização, gestão dos processos educativos, o trabalho docente; A gestão escolar democrática e o projeto político-pedagógico; a gestão das tecnologias de informação e comunicação na escola bem como as condições do trabalho docente.


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