Submissão de Trabalhos
Notas gerais da
submissão de trabalhos
Serão inscritos os trabalhos da comunidade
acadêmica – graduação e pós-graduação, egressos, técnicos administrativos do
Departamento de Educação-Campus X – UNEB, bem como estudantes e educadores de
outras instituições de ensino. Os trabalhos inscritos serão avaliados e
selecionados pela comissão científica, e posteriormente encaminhada às cartas
de aceite ou recusa. Serão aceitos somente trabalhos na modalidade de
comunicação oral, resumos expandidos e textos completos. Todos os
autores e coautores dos trabalhos devem efetuar o pagamento da inscrição. O
envio dos textos está condicionado ao pagamento da inscrição.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO
EXPANDIDO
·
O título do trabalho deverá ser escrito com fonte
maiúscula, em negrito e centralizado;
·
Abaixo do título deve constar o(s) nome(s) do
autor(es) e, conforme o caso, do(s) coautor(es);
· Em seguida deve ser colocado o nome do eixo
temático, do curso de graduação ou do programa de pós-graduação, da instituição
e da fonte de financiamento (se houver) e a sigla da instituição.
·
Resumo expandido (entre 3 e 4 mil caracteres,
com espaçamento). Os resumos expandidos devem apresentar o objeto de estudo, a
metodologia aplicada e resultados totais ou parciais obtidos
·
No final do parágrafo do resumo, indicar três palavras-chave;
NORMAS
PARA SUBMISSÃO DO TRABALHO COMPLETO
O trabalho deve atender aos seguintes critérios:
Papel tamanho A4; Margem superior e esquerda com 3,0 cm; Margem direita e
inferior com 2,0 cm; Fonte: Times New Roman, tamanho 12; Espaçamento entre linhas:
1,5; Alinhamento: justificado.
Cabeçalho:
·
O título do trabalho deverá ser escrito com fonte
maiúscula, em negrito e centralizado;
·
Abaixo do título deve constar o(s) nome(s) do
autor(es) e, conforme o caso, do(s) coautor(es);
·
Em seguida deve ser colocado o nome do eixo
temático, do curso de graduação ou do programa de pós-graduação, da instituição
e da fonte de financiamento (se houver) e a sigla da instituição.
Resumo:
O resumo
do texto deverá contemplar as seguintes especificações:
a) Estar
em português.
b) No
final do parágrafo do resumo, indicar três palavras-chave;
c) O resumo deverá ter no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas;
d) o
resumo deverá contemplar as normas da ABNT;
e) utilizar fonte 12 Times New Roman, espaçamento simples, alinhamento
justificado, margem direita e esquerda 3 cm, superior e inferior 2,0 cm,
tamanho de página A4.
Corpo do
Texto:
·
O texto completo deverá ser no mínimo 08 páginas e
no máximo 10 páginas, incluindo título, resumo, notas de rodapé, quadros,
tabelas e referências;
·
O texto completo deverá contemplar as normas da
ABNT;
·
Os textos que não respeitarem as normas
estabelecidas serão automaticamente eliminados do processo de publicação.
IMPORTANTE:
o arquivo com o trabalho completo deverá ser enviado em Word, para o email : pedagogiacoloquio@gmail.com
Critérios
de Seleção:
O comitê científico avaliará os trabalhos a partir
dos seguintes critérios:
a) Fundamentação no referencial
teórico-metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia
Histórico-Cultural;
b) Relevância temática do trabalho, inclusive,
evidenciando pertinência a um dos eixos temáticos propostos pelo III Colóquio de
Pedagogia Histórico-Crítica;
c) Consistência teórica, enfatizando os principais
referenciais teóricos que orientarão a abordagem do tema;
d) Coerência e coesão textual, revelando domínio
teórico-argumentativo.
Atenção:
·
Os trabalhos completos bem como os resumos, devem
ser submetidos até dia 20 de julho. Após a submissão, os trabalhos serão
encaminhados para os pareceristas (comitê científico) do evento.
·
No máximo até dia 31 de julho, estará
disponível no site a lista dos trabalhos aprovados;
·
Não serão aceitos recursos referentes aos
resultados da avaliação;
·
Em caso de dúvida no preenchimento das fichas de
inscrição e/ou no envio dos arquivos, entre em contato, antecipadamente, pelo
link fale conosco no site do evento.
· Os textos aprovados serão publicados em CD-ROM ou
outro suporte que a comissão julgar adequado.
EIXOS TEMÁTICOS
1.
Educação infantil e ensino
fundamental.
Reúne estudos teóricos e pesquisas concluídas
ou não sobre a educação infantil e ensino fundamental, abrange estudos sobre o currículo, interdisciplinaridade, cotidiano escolar e
tecnologias; fundamentos e metodologias de ensino, considerando os elementos
sociais, culturais e históricos como espaços definidores no processo de ensino
aprendizagem; concepções de infância na formação do pensamento pedagógico a
partir de teóricos da área; a interface entre sociedade, modernidade, educação
e educação básica; políticas educacionais de atendimento à infância e direitos
da criança no Brasil; a educação infantil em seus diferentes contextos
sócio-histórico-cultural e processos educativos na educação básica.
2. Formação de professores.
Reúne estudos teóricos e pesquisas com resultados parciais ou
já concluídas, que investigam o campo da didática e o papel do professor nos
diferentes níveis de ensino; as práticas pedagógicas bem como o uso das TICs, e
implicações na construção do conhecimento; a articulação teoria e prática na
didática; estudos sobre as categorias curriculares e sua relação com a
organização do trabalho na escola; o campo de formação do professor e da
construção do conhecimento pelo professor; a formação inicial e continuada de
profissionais da educação (licenciaturas e pedagogia); suas implicações
epistemológicas. Estudos que investigam a contribuição da Pedagogia
Histórico-Crítica e da psicologia Histórico-Cultural, como fundamentos
epistemológicos dos processos de constituição, organização e transmissão de
conhecimentos no processo de formação humana.
3. Educação, trabalho e políticas
educacionais.
Reúne estudos teóricos e pesquisas concluídas ou não que
investigam os processos e políticas sociais, com ênfase na atuação do Estado no
âmbito das políticas públicas, particularmente das políticas educacionais e
seus elementos constitutivos; O trabalho na sociedade capitalista e as novas
configurações; a escola no capitalismo: organização, gestão dos processos
educativos, o trabalho docente; A gestão escolar democrática e o projeto
político-pedagógico; a gestão das tecnologias de informação e comunicação na
escola bem como as condições do trabalho docente.